Conhecer as redondezas

Celorico de Basto

Locais turísticos ao redor da Quinta Cerqueira

Locais turísticos

Cascata Galegos da Serra

A Cascata de Galegos da Serra é uma queda de água (cascata) localizada no em Galegos da Serra freguesia de Vila Marim, concelho e distrito de vila Real, em Portugal.

Esta queda de água localiza-se dentro da área do Parque Natural do Alvão, numa paisagem de aspecto rude com caminhos estreitos e difíceis. Surgem na paisagem de grandes lajes graníticas profundamente desgastadas pela erosão à mistura com rochas duras que se destacam na paisagem.

Celorico de Basto

Circuito Turistico Moinhos Argotim

O circuito dos moinhos de Argontim é constituído por um conjunto de dez moinhos de água recuperados, localizados num pequeno trecho do Rio Bugio. O percurso desenvolve-se ao longo das levadas que envolvem os moinhos, que foram objeto de pequenas intervenções para permitirem a circulação dos visitantes. Este conjunto inclui ainda uma antiga serração de madeiras, construída sobre o rio, que também utilizava a água como força motriz. Nesta serração está instalado o Núcleo Museológico do Planalto da Lameira que aborda não só o trabalho da serração mas temáticas etnográficas e arqueológicas relacionas com os trabalhos rurais e a moagem de frutos secos e sementes ao longo dos tempos. A existência de um vasto conjunto de moinhos concentrados na freguesia do Rego está ligada com a tradicional produção de cereais neste planalto. Não se sabe certo quando foram construídos os primeiros moinhos neste trecho de rio, mas já havia referências em 1072 na doação de Vila Boa ao Mosteiro de Pombeiro.

Turismo na região

Fisgas Ermelo

Localizada no Parque Natural do Alvão, é considerada uma das mais imponentes cascatas de Portugal. A cascata não se restringe a uma única queda de água vertical, sendo composta por uma série de quedas e poços em um percurso de cerca de 1,5 km com desnível de 250 metros. Na base da queda é formada uma piscina natural. O local pode ser observado a partir do Miradouro das Fisgas de Ermelo ou acessado através de trilho, fazendo parte do percurso pedestre PR3. Aberto 24 horas por dia.

Turismo na região

Santuário de Nossa Senhora da Graça

Reedificada na segunda metade do séc. XVIII sobre as ruínas de uma ermida mais antiga, provavelmente do séc. XVI, a capela do santuário, de planta centrada, destaca-se pela possante arquitetura, toda em granito, com coberturas em cúpula e em abóbadas de berço.

Na vertente poente, a partir de um escadório, desenvolve-se um caminho lajeado, em ziguezague, ligando três pequenas capelas, construídas nos sécs. XIX e XX, dedicadas à Anunciação, à Visitação e à Natividade.

O monte, com cerca de mil metros de altitude, representa marca da história, de fé e de deslumbramento.

Um espaço sagrado, único, onde grande parte da nossa história e cultura poderão ser contadas. Local privilegiado, local de reflexão, local de oração, local mítico, místico e transcendente!

Turismo na região

Parque Urbano do freixieiro

Cruzado pelo rio Freixieiro, aqui encontra a conjugação cuidada entre a natureza e a modernidade. Um local perfeito para dar longos passeios, enquanto desfruta das margens do rio, das suas cascatas e dos antigos moinhos recuperados. Nos meses de verão aproveite para se refrescar na área sazonal de banho, junto ao parque de campismo. O parque do Freixieiro localiza-se no centro da vila de Celorico de Basto.

Turismo na região

Ecopista do Tâmega

A Ecopista do Tâmega, construída no espaço canal da desativada linha ferroviária, destina-se à circulação pedonal ou de bicicleta. Trata-se de um percurso suave e acessível para todos, com um declive muito pouco acentuado. A Estação de Celorico de Basto é o espaço central desta Ecopista, localizada em pleno centro urbano da sede do concelho.

Desfrute da vivencia do campo connosco

Viva o encanto de Celorico de Basto em uma casa incrível. Seu refúgio perfeito entre paisagens deslumbrantes e experiências fantásticas aguardam por você.

170
Valor anunciado por noite
Faça sua reserva agora